Promover a saúde dentro da sua empresa é mais do que um diferencial, já que muitos trabalhadores optam por organizações que oferecem esse benefício ao procurar um emprego. Contudo, as vantagens de optar por esse caminho não param por aí. Continue a leitura para saber mais sobre o plano de saúde empresarial e seus benefícios!
O que é um Plano de Saúde Empresarial
Como o próprio nome diz, o plano de saúde empresarial é uma modalidade voltada para atender as necessidades das empresas. Isso porque, assim como um plano individual, ele possibilita o acesso a serviços de saúde, mas para um maior grupo de pessoas, já que é um benefício que o empregador oferece aos empregados.
Nesse sentido, ao contrário da modalidade individual, que é adquirida por pessoas físicas, o plano empresarial requer um vínculo empregatício para sua adesão. Assim, ele é adquirido por funcionários de uma empresa e seus familiares, uma vez que ele permite a inclusão de dependentes.
Esse tipo de plano providencia uma rede de serviços que inclui profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais, exigindo um valor mensal para sua utilização. Nesse caso, a organização pode optar por cobrir integralmente o valor ou dividir os custos com os colaboradores. Tudo vai depender do acordo realizado com a operadora.
O plano de saúde empresarial é um benefício regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Vale ressaltar que, em muitos casos, ele não é obrigatório, mas muitas empresas o oferecem. Saiba o porquê no próximo tópico!
Quais as vantagens de um Plano de Saúde Empresarial
As vantagens do plano de saúde empresarial são inúmeras e se destinam não apenas aos colaboradores, mas também à organização. Pensando nisso, reunimos algumas delas para você. Confira!
Menor taxa de absenteísmo
Em primeiro lugar, é importante destacar que ter um plano de saúde permite que os trabalhadores se mantenham saudáveis física e mentalmente. Isso porque, uma vez que existe facilidade em acessar os serviços de saúde, é possível se cuidar diariamente, de forma preventiva.
Como consequência, há uma redução no desenvolvimento de doenças e, assim, no número de afastamentos dentro da empresa. Desse modo, as chances de prejudicar o rendimento da organização e dos funcionários são reduzidas drasticamente.
Maior engajamento de colaboradores
Outro aspecto relevante é a satisfação dos colaboradores, pois terão a possibilidade de cuidar ativamente da saúde. E uma vez comprometidos com o seu bem-estar, eles também apresentam maior engajamento ao cumprir suas atividades.
Estudos mostram que trabalhadores contentes são menos estressados e mais produtivos, cumprindo o dobro de tarefas em relação àqueles que estão insatisfeitos. Portanto, promover a saúde na empresa é uma forma de aumentar a motivação da sua equipe e, assim, potencializar resultados.
Retenção de talentos
Além disso, o auxílio à saúde é um incentivo que influencia diretamente na rotatividade da empresa. Isso ocorre porque ele é o atrativo mais prestigiado entre os funcionários. Para se ter uma ideia, 77% dos trabalhadores afirmam que o plano de saúde é o benefício mais importante a ser oferecido por uma organização.
Por isso, oferecer um plano de saúde empresarial é mostrar que a empresa se preocupa com as necessidades dos seus colaboradores. Assim, eles se sentem valorizados e realizados, permanecendo na empresa por mais tempo.
Dedução de impostos
Por fim, investir em um plano de saúde para a sua organização diminui os custos relacionados a impostos. Isso porque empresas que oferecem esse benefício podem deduzir as despesas do Imposto de Renda.
Isso também se aplica aos beneficiários, já que no caso de planos com coparticipação, eles podem diminuir o valor devido no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Assim, ao mesmo tempo que oferecer auxílio à saúde traz todas as vantagens já citadas, ainda há um benefício financeiro para todas as partes envolvidas.
A Coparticipação em Planos de Saúde
Basicamente, a coparticipação no plano de saúde é uma modalidade que prevê a participação financeira dos beneficiários. Nesse sentido, ela pode ser uma opção vantajosa para a sua empresa, diminuindo as despesas relacionadas a esse benefício.
Isso ocorre pois, nos planos tradicionais, há um valor fixo mensal que inclui todos os serviços de saúde. Por outro lado, no caso da coparticipação, os serviços são cobrados apenas quando são utilizados. Por isso, o custo varia de acordo com as necessidades de cada um.
Assim, a organização responsável pelo plano paga uma taxa mensal, enquanto os funcionários que o utilizam pagam pelos procedimentos que realizarem. Esse tipo de plano é benéfico pois o valor da mensalidade é inferior em relação aos planos convencionais, uma vez que não inclui todos os serviços disponíveis.
Além disso, ele permite um maior controle dos gastos dos beneficiários, que podem ou não usufruir dos serviços do plano em um determinado mês. Nesse sentido, será preciso desembolsar um valor relativo à saúde apenas quando necessário.
A UNIMAR
A Unimar é uma corretora e consultora que auxilia empresas e entidades no processo de seleção, implantação e gestão de programas de benefícios e seguros.
Desde 1995, nossa missão é exceder a nossa expectativa e a do cliente ao entregar serviço de qualidade, por meio de equipe altamente qualificada e engajada, com boas parcerias com seguradoras e empresas afins. Aqui, você conta com um atendimento personalizado, além de auxílio e transparência em todas as etapas de contratação. Também garantimos uma equipe capacitada para encontrar a alternativa que melhor atende os seus objetivos.
Por isso, se quiser contratar um plano de saúde empresarial, a Unimar é o lugar certo. O que está esperando para entrar em contato? Confie em uma corretora de qualidade e promova a saúde na sua empresa da melhor forma!