Tudo sobre Coparticipação em Plano de Saúde

diferentes pessoas conversando sobre saúde para representar a coparticipação em plano de saúde

Você é um gestor de empresa e quer saber mais sobre como valorizar sua mão de obra oferecendo recursos de saúde com um excelente custo benefício? A resposta é a coparticipação em plano de saúde. Você conhece as vantagens de um plano com coparticipação?

Nesse artigo, iremos te explicar o que é, quais são estas vantagens e mais sobre a coparticipação e seus benefícios. Após a leitura, você estará preparado para tomar uma decisão inteligente no seu negócio. Siga!

O que é um Plano de Saúde com Coparticipação

Em suma, o plano de saúde com coparticipação é uma modalidade de contratação de um plano de saúde. O diferencial desse tipo de plano está no fato das despesas serem compartilhadas entre a empresa e os colaboradores, reduzindo custos e otimizando a utilização do plano.

Funciona da seguinte forma: o plano é contratado e alguns procedimentos clínicos — como exames, consultas, procedimentos ambulatoriais, entre outros — possuem um percentual a ser pago pelo beneficiário.

E claro, o plano conta com uma mensalidade fixa além das coparticipações. No entanto, diferente da modalidade sem coparticipação, permite uma mensalidade a preço mais acessível.

Esse tipo de modalidade de contratação de planos é amplamente utilizado no mercado brasileiro e garante maior acesso aos serviços de saúde privada.

Por que é vantajoso ter um Plano de Saúde com Coparticipação

Os planos de saúde com coparticipação são uma excelente alternativa para aqueles que querem cuidar da saúde da equipe e ainda economizar a longo prazo. 

Além disso, os planos com coparticipação cobrem os custos com consultas, exames, internações e cirurgias, entre outras coisas. Portanto, a coparticipação é uma ótima opção para quem deseja ter acesso a serviços médicos completos, com foco na prevenção.

Dessa maneira, permite que o usuário tenha um maior controle das suas finanças, haja vista que ele paga menos em sua mensalidade. Assim, enquanto ele economiza nas mensalidades, a coparticipação incidirá somente quando houver utilização do plano, não restringindo em nada a cobertura contratada, sendo garantido o tratamento completo. 

Regras para Coparticipação em Plano de Saúde, segundo a ANS

Atualmente, as regras válidas sobre coparticipação em plano de saúde constam na Resolução do Conselho de Saúde Suplementar (CONSU), n° 08, de 3 de novembro de 1998.

São elas:

  • A operadora é obrigada a informar claramente as taxas e regras de utilização da coparticipação;
  • A operadora pode definir o valor da taxa de coparticipação, mas a ANS recomenda um máximo de 30%;
  • Deve ser estabelecido um valor máximo mensal ou anual para o beneficiário;
  • Isenção da contribuição para alguns procedimentos, geralmente os mais complexos;
  • O beneficiário não pode arcar com a totalidade dos custos de procedimentos.

Qual a diferença entre um plano de saúde com coparticipação e um sem?

Como vimos acima, o plano de saúde com coparticipação é aquele que ambos o contratante e os beneficiários arcam com os custos dos benefícios. Mas e quanto aos planos sem coparticipação? 

Para os planos sem a coparticipação, a empresa paga uma mensalidade fixa e todos os procedimentos médicos estão isentos de pagamento por parte dos colaboradores. Dessa forma, não há uma divisão de custos e cabe à empresa arcar com a totalidade dos valores. 

Logo, o que difere essas duas modalidades é a forma de pagamento. No geral, o plano com coparticipação pode ser muito mais atrativo para gestores, por seu custo benefício.

Como calcular a coparticipação

Compreender a Coparticipação, bem como seus benefícios e aplicações, é fundamental para os usuários de planos de saúde. Esta taxa é importante para garantir a assistência adequada e que cada usuário saiba o que é esperado dele a cada serviço.

O cálculo desta Coparticipação é ajustado anualmente pela Autoridade Nacional de Saúde (ANS) e, como resultado, é necessário que o paciente compreenda seus direitos conforme o que é oferecido pelo plano de saúde.

Primeiro, é necessário descobrir quanto o plano de saúde cobra como Coparticipação. Em seguida, deve-se descobrir quanto a ANS cobra de taxas de reembolso ao prestador de serviços. 

Por fim, para calcular a coparticipação, basta subtrair a taxa da ANS da taxa do plano de saúde.

Como é feita a cobrança nos planos com coparticipação?

Bem, não existe uma definição de limite mensal ou anual para as coparticipações, apesar de algumas operadoras definirem um limite mensal para desconto. 

Quanto ao prazo para cobrança de coparticipação em plano de saúde, o valor costuma ser descontado na folha de pagamento em até 90 dias após o procedimento.  

No caso de internações, o valor de coparticipação deve ser único e monetário. Isso significa que a operadora não pode realizar a cobrança considerando cada procedimento adotado durante a internação do beneficiário, como consultas, exames, terapias.

E lembramos: todas as informações de valores e cobrança devem constar no contrato vigente.

Para quem é recomendada a coparticipação no plano de saúde

Essa modalidade de contratação é recomendada para quem precisa de acesso aos serviços de saúde de maneira abrangente, mas que não pode arcar com custos muito altos. 

Nessa lógica, se você tem uma empresa de médio porte e quer oferecer esse benefício aos seus funcionários, o plano com coparticipação é uma excelente alternativa,

A coparticipação é uma forma de ter assistência médica de qualidade por um preço mais acessível.

É possível fazer alteração de um plano com coparticipação para sem coparticipação e vice-versa?

A resposta é sim! Caso você perceba que o plano de coparticipação não te atende mais ou que ele é a melhor opção para a sua empresa, você pode solicitar a troca de plano e entrar com um processo de recontratação. 

A Unimar Seguros

Com profissionais capacitados, forte experiência de mercado e qualidade, contamos com uma ampla oferta de coberturas para empresas de médio e grande porte. 

Por meio da Unimar,  você pode oferecer seguro saúde e odontológico para seus colaboradores. Por isso, se deseja contratar uma seguradora e oferecer benefícios de saúde para seus funcionários, nós podemos te ajudar! Nós ficamos por aqui. Esperamos que você tenha entendido tudo sobre coparticipação em plano de saúde e esteja preparado para tomar a melhor decisão. Para mais conteúdos ricos relacionados, acesse o nosso blog. Até mais!

Posts Recomendados