Em um cenário no qual cada vez mais as pessoas estão abertas a falar sobre qualidade de vida no trabalho, principalmente nas redes sociais, é fundamental que os gestores proporcionem um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades.
Entretanto, essa não é uma preocupação apenas para as empresas. É necessário, para alcançar essa meta, tanto pessoa jurídica quanto pessoa física trabalhem juntos para um bom ambiente. No fim das contas, todos são beneficiados.
O que significa ter Qualidade de Vida no trabalho
Ter qualidade de vida no trabalho pode ser um conceito relativo e que afeta as pessoas de diferentes maneiras. Porém, é preciso entender que existem uma série de práticas que uma empresa pode adotar para melhorar o ambiente em que os trabalhadores estão inseridos.
Mas por que você deve adotar essas medidas? Bom, existem diversos estudos que mostram que promover a qualidade de vida dos funcionários é extremamente benéfico para todas as partes. Um deles, o Science of Happiness at Work, ou A Ciência da Felicidade no Trabalho, mostra que pessoas felizes no trabalho:
- são mais engajadas com a empresa;
- ascendem a posições de liderança mais rapidamente;
- são mais produtivas;
- são mais criativas;
- sofrem com menos problemas de saúde.
Quais são os fatores de qualidade de vida no trabalho?
O bem-estar dos trabalhadores é importante para garantir um ambiente saudável dentro da empresa. Gerar experiências positivas na sua equipe vai impactar diretamente na forma com que as pessoas agem no dia a dia.
Por isso, cada vez mais as empresas e profissionais de Recursos Humanos se preocupam mais com o ambiente profissional. E alguns fatores são cruciais quando se fala em qualidade de vida.
Um deles é o bem-estar físico do colaborador, que precisa estar saudável fisicamente para executar as atividades. Além disso, também vale mencionar com igual importância o bem-estar emocional e psicológico. Atualmente, discute-se muito sobre saúde mental e é fato que estar bem psicologicamente nos torna mais produtivos.
Por fim, a estabilidade financeira também é um fator para ser levado em contato. Nesse caso, é um esforço mútuo entre empresa e funcionário. Do lado da organização, oferecer uma remuneração condizente com a realidade do mercado é uma alternativa.
Vantagens de promover a qualidade de vida na empresa
Promover a qualidade de vida para os funcionários acarreta em uma série de benefícios. E isso não apenas para os colaboradores, mas pode também impactar na produtividade geral da sua empresa. Entre as principais vantagens de colocar esse conceito em prática, temos:
- Redução da taxa de absenteísmo
- Redução do Turnover
- Colaboradores mais engajados
- Retenção de talentos
- Melhora do Clima Organizacional da empresa
Redução da taxa de absenteísmo
A taxa de absenteísmo é uma métrica utilizada por profissionais da área de Recursos Humanos para metrificar as faltas de um colaborador. Em outras palavras, quando alguém se ausenta, outra pessoa precisa cobrir o seu lugar ou as atividades serão pausadas até que a pessoa responsável volte ao trabalho.
Uma alta taxa de absenteísmo pode ser um sinal de problemas no ambiente de trabalho. E isso pode ser um reflexo tanto de problemas estruturais, de cultura organizacional, ou outros motivos.
Dessa forma, promover a qualidade de vida dos funcionários, seja por meio de benefícios como medicina preventiva ou planos de saúde, ou através de outras práticas, pode reduzir essa taxa.
Redução do Turnover
O Turnover também é um fator que pode impactar na produtividade da empresa. Esse conceito está relacionado com a substituição de colaboradores antigos por novos em um determinado período de tempo.
Essa substituição pode se dar por diversos fatores. Seja pela incapacidade da empresa em reter esses funcionários, ou pela rotatividade natural do processo. Um funcionário pode aceitar outra proposta de emprego, ou essa opção pode vir da própria empresa ao demitir um colaborador.
Entretanto, uma alta taxa de turnover é prejudicial para a produtividade geral da empresa. Isso porque o tempo investido em um colaborador que fica por pouco tempo na função não terá nenhum tipo de retorno. E, assim, o ciclo de reinicia.
Dessa forma, melhorar a qualidade de vida dos funcionários pode ser fundamental para que um colaborador mantenha o interesse em permanecer naquela posição por mais tempo.
Colaboradores engajados
Uma empresa que não possui um ambiente saudável para os colaboradores tende a ter mais problemas em relação ao engajamento.
Isso porque uma pessoa insatisfeita com o seu trabalho tende a seguir dois caminhos: ela pode sair da empresa com pouco tempo, ou mesmo ter uma produtividade abaixo do esperado.
Dessa forma, promover a qualidade de vida no trabalho é importante para dar ao colaborador melhores condições de exercer sua função. E, assim, o engajamento deles com suas tarefas resulta em uma melhor produtividade. Por consequência, o desempenho da empresa também melhora.
Retenção de talentos
O mercado de trabalho atualmente possui uma rotatividade natural dentro das empresas. Entretanto, é interessante manter as pessoas que são mais produtivas e entregam melhores resultados.
Reter talentos através da qualidade de vida no trabalho demonstra uma valorização do colaborador. Assim, a chance dele querer permanecer na sua função é bem maior do que um funcionário que não está saudável dentro do ambiente corporativo.
Melhora do Clima Organizacional
O clima organizacional é mais um dos conceitos que um profissional de RH ou gestor precisa se atentar. Um clima desfavorável dentro de uma equipe de trabalho pode resultar em diversos prejuízos para uma empresa.
Isso pode resultar em desmotivação, atrasos, faltas ou até mesmo pedidos de demissão em função de um clima ruim. E quanto aos que ficam, o rendimento pode ficar aquém da expectativa. Esse conjunto de fatores culmina em inseguranças, que levam à queda de produtividade.
Portanto, promover um clima organizacional positivo através da qualidade de vida no trabalho também é fundamental para o desempenho de uma equipe.
Como melhorar a qualidade de vida dos funcionários
Agora que você conhece a importância de promover a qualidade de vida no trabalho, confira dicas para aplicar na sua empresa.
Comece por uma boa liderança
Grande parte dos problemas relacionados ao clima organizacional partem de lideranças ruins. E são diversos os motivos que sustentam esse argumento. Seja por falta de apoio, cobranças desproporcionais, ou falta de valorização.
Olhe para dentro da estrutura da sua empresa e observe se não é o caso de substituir uma liderança.
Trace um plano de desenvolvimento
Investir no colaborador é muito mais do que apenas oferecer uma remuneração justa. O recomendado é oferecer um plano de desenvolvimento de carreira para que ele se sinta engajado e parte da estrutura. Afinal de contas, ninguém deseja ficar estagnado na carreira profissional.
Ofereça benefícios corporativos
Os benefícios corporativos também são uma ótima saída para promover a qualidade de vida no trabalho. Além de aumentar a renda do colaborador indiretamente através de seguros, planos de saúde, dentre outros incentivos, a empresa demonstra que quer investir no bem-estar do funcionário.
Plano de saúde é fundamental
O plano de saúde é um dos benefícios corporativos mais importantes que sua empresa pode oferecer. Isso porque você investe diretamente na saúde do seu colaborador.
E pesquisas apontam que 77% dos trabalhadores considera o plano de saúde o benefício mais impactante, de acordo com a Robert Half, empresa de saúde. Além disso, o Instituto Vox Populi aponta que possuir esse benefício aparece em terceiro lugar nas prioridades do povo brasileiro.
A Unimar
É inegável que promover a qualidade de vida no trabalho pode ter um impacto muito positivo na sua empresa. E os benefícios corporativos são parte fundamental nesse processo.
Muitas vezes, é necessário contar com a ajuda de empresas terceirizadas para a gestão desses benefícios. A Unimar é uma corretora e consultora que atua desde 1995 para auxiliar empresas e entidades a selecionar, implantar e gerenciar programas de benefícios e seguros.
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