Produtividade no Trabalho pode ter a ver com saúde: entenda!

Produtividade no trabalho

O mundo dos negócios está repleto de conversas sobre a produtividade no trabalho, como se fosse regularmente entendido exatamente o que é. Embora pareça que a definição mais simples seria um local de trabalho produtivo, esse tópico pode ir bem mais além da superfície. Vamos explorar esse tema? Acompanhe a leitura do conteúdo!

O conceito de Produtividade no Trabalho

A produtividade no local de trabalho diz respeito a eficiência com que as tarefas e metas são concluídas na empresa. Ao criar um local de trabalho mais produtivo, benefícios como lucratividade e melhora no clima organizacional serão mais perceptíveis.

Ter uma força de trabalho produtiva é um objetivo de muitas empresas. Logo, encontrar formas eficazes de aumentar a produtividade e deixar claras as vantagens da produtividade máxima criará uma melhor compreensão geral do que exatamente é a produtividade no trabalho.

Nesse sentido, para que você possa incentivar sua equipe a concluir as metas em tempo hábil, é importante entender como fazer isso sem sacrificar a qualidade do trabalho. 

Qual a diferença entre produção e produtividade

A produção se refere ao que foi produzido em determinado período. Ou seja, é o resultado direito da produtividade. Logo, a produtividade se refere a capacidade de produção da organização e a descoberta de maneiras de ser mais eficiente e elevar a qualidade dos seus serviços.

Por que é importante ter produtividade no trabalho na empresa?

O benefício da produtividade na empresa é própria produtividade. No entanto, as vantagens são muito mais do que apenas realizar o trabalho. É assim que as demandas são entregues com qualidade, em maior quantidade e em menor tempo, impactando diretamente no alcance das metas e em melhores resultados para a empresa.

Além disso, a produtividade é muito importante para que os clientes fiquem satisfeitos com os tempos de resposta e a eficiência geral. Vamos ver mais alguns pontos que explicam a importância da produtividade no trabalho abaixo.

Otimização de custos

Podemos dizer que a produtividade no trabalho implica em melhoras tempos de entrega. Isso porque os funcionários geram mais retorno e lucro, possibilitando que a empresa consiga acomodar aumentos salariais e mais benefícios corporativos. Logo, otimizando custos e contribuindo para o crescimento financeiro da organização.

Menos gasto dos recursos

O lucro é possivelmente um dos benefícios mais importantes e convincentes para a produtividade e a eficiência. Quando mais trabalho está sendo concluído em menos horas, menos está sendo gasto no próprio trabalho. Isso significa que uma empresa pode esperar um lucro maior.

Maior eficiência nos processos

No geral, a produtividade se traduz em todos os aspectos do negócio: ela é o centro de quase todas as operações. Com funcionários bem treinados, de qualidade e de longo prazo, é possível que a empresa prospere com mais facilidade. 

A saúde é um importante tópico para atingir a produtividade

À medida que as empresas planejam estrategicamente o crescimento futuro, o envolvimento dos funcionários deve ser sua principal prioridade. O esforço é fundamental para melhorar o desempenho dos funcionários.

A saúde dos colaboradores deve ser uma preocupação de qualquer gestor que almeja o crescimento da empresa e potencialização dos seus negócios. Podemos definir saúde coletiva como uma estratégia multidisciplinar que visa, primeiramente, promover a saúde no ambiente de trabalho. 

Nesse sentido, tem o objetivo de descobrir as causas de adoecimentos e pensar reformas para que doenças ocupacionais sejam evitadas. Vamos ver como colocar isso funciona? Siga!

Problemas de saúde

Sabemos que criar um bom ambiente de trabalho é algo importantíssimo para qualquer negócio. Além disso, gerenciar fontes potenciais de danos — como altas demandas de trabalho, baixos níveis de controle e suporte insuficiente — podem trazer muitas vantagens.

A melhor forma de fazer isso é oferecer benefícios corporativos para minimizar o risco de lesões e doenças decorrentes ocupacionais no local de trabalho. Inclusive, é uma das maneiras mais eficazes de garantir que a saúde e a segurança estejam incorporadas em toda a sua organização.

A Taxa de Absenteísmo

A taxa de absenteísmo de funcionários diz respeito à proporção de funcionários que saem de uma empresa durante um determinado período. Para qualquer empresa, a alta rotatividade é indesejável e pode ter um impacto significativo. 

Portanto, baixas taxas de rotatividade são fundamentais para desenvolver boas relações entre gestor e colaborador. Quando os funcionários estão satisfeitos, é provável que o trabalho seja realizado com qualidade e eficiência.

Demora na execução de tarefas

Outro fator importante é a avaliação do nível da produção dos funcionários. Essa prática ajuda a descobrir qual a média de tempo para a conclusão de cada processo. Se os seus colaboradores estiverem demorando muito tempo para concluir demandas, isso pode indicar a necessidade de mudanças.

Logo, podemos dizer que a demora na execução de tarefas diárias pode ser um indicativo que os colaboradores estejam se sentindo desmotivados e insatisfeitos. Por isso, recomendamos realizar uma pesquisa interna para entender o que está acontecendo e, a partir disso, pensar em formas de reverter esse cenário.

Influência no Clima Organizacional

O clima organizacional nada mais é do que a maneira como as pessoas — gestores e todo o time da empresa — percebem o ambiente de trabalho. Essa percepção consegue influenciar o comportamento e determinar o estado motivacional dos envolvidos.

Nesse sentido, é fundamental compreender que a saúde dos funcionários está ligada aos fatores associados ao clima organizacional. Isso porque se você incluir propostas de valorização da saúde, consequentemente, você irá estabelecer melhores maneiras das tarefas serem concluídas sem um desgaste desnecessário.

Ou seja, colaboradores satisfeitos e felizes com a cultura e relacionamentos da empresa, tem maior foco para realizar suas tarefas de forma eficiente. Além disso, trabalham com mais leveza, tanto individualmente quanto coletivamente. E, claro, investir na saúde é uma forma de trabalhar para um ambiente coletivo mais empático e saudável.

Os planos de saúde empresariais

Os planos de saúde empresariais são um benefício corporativo oferecido aos colaboradores de uma empresa para que o trabalhador e sua família possam contar com assistência médica. Também auxilia na promoção de maior Qualidade de Vida no Trabalho para os seus funcionários. 

A operadora do plano de saúde oferece aos beneficiários uma rede de assistência, com profissionais, clínicas e hospitais. Diferentemente dos planos de saúde convencionais, que pode ser adquirido por qualquer pessoa, o plano de saúde corporativo só pode ser contratado por alguém que esteja ligado a uma empresa ou organização. 

Nesse sentido, o plano de saúde empresarial é uma excelente forma de garantir assistência à saúde dos seus funcionários, seja ela física ou mental. Além disso, garante maior produtividade no trabalho, por conseguir engajar e satisfazer funcionários. 

A Unimar

Com a missão de exceder a nossa expectativa e a do cliente ao entregar serviços de qualidade, a Unimar é uma uma corretora e consultora que auxilia empresas e entidades no processo de seleção, implantação e gestão de programas de benefícios e seguros.

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Bom, esperamos que você tenha entendido tudo sobre produtividade no trabalho e como a saúde ocupacional pode te ajudar a ter mais lucro e mais eficiência nos processos. Para mais conteúdos como esse, acesse o blog da Unimar. Até a próxima!

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