Por estarem cada vez mais focados no core business de suas empresas, os gestores vem pensando em estratégias para conseguir otimizar os processos internos e ter um melhor direcionamento de suas rotinas estratégicas.
Como solução para esse problema, surgiu o Business Process Solutions (BPS), que são os serviços terceirizados fornecidos por empresas especializadas para ajudar outras organizações a melhorar e otimizar seus processos de negócios.
Ao longo deste texto, iremos explicar o que é de fato o BPS e suas principais vantagens. Boa leitura!
O que é BPS?
Antes de conhecer melhor o conceito de BPS, é importante entender o que é a terceirização. Uma prática utilizada em vários setores, a terceirização é uma parceria entre duas empresas, na qual a contratada é responsável por um setor ou atividade do contratante. Logo, vemos diversas organizações já consolidadas investindo nesse modelo com o objetivo de expandir seus negócios sem perder a qualidade de seus serviços.
Logo, o Business Process Solutions ou BPS é a contratação de uma empresa prestadora de serviços para executar atividades internas de outra empresa. Essas atividades incluem rotinas no setor de marketing, suporte aos usuários, atendimento ao cliente, mídias sociais e a gestão dos recursos humanos.
O principal objetivo do BPS é auxiliar a empresa a atingir melhores resultados, a partir de processos eficientes e modernos. Com isso, cada vez mais vem crescendo esse modelo de negócio, já que é uma forma simples de conquistar competitividade e objetivos de médio e longo prazos mais ousados, desenvolvendo assim, capacidade de atender às demandas do mercado com agilidade.
Por isso, há empresas das mais variadas áreas que utilizam o Business Process Solutions. Os segmentos mais comuns são:
- gestão de infraestrutura de TI e serviços tecnológicos;
- análise de dados;
- processos jurídicos;
- recursos humanos;
- contabilidade e gestão financeira.
Uma dica na hora de escolher uma empresa que atua com o BPS é levantar informações sobre a organização. Dessa forma, busque empresas seguras, de qualidade e que tenham destaque no mercado!
Qual a diferença entre BPS e BPO?
Apesar de serem termos relacionados, o Business Process Solutions (BPS) e o Business Process Outsourcing (BPO) possuem algumas diferenças. O BPO está relacionado com o processo de terceirização de atividades ou funções específicas de uma empresa para um provedor externo.
Nesse modelo, a empresa contrata um prestador de serviços para gerenciar e executar determinados processos de negócios. Logo, no Business Process Outsourcing, a empresa terceiriza a responsabilidade operacional dos processos para o provedor externo, mas a estratégia geral, a tomada de decisões e o controle ainda permanecem sob o controle da empresa contratante.
Por outro lado, o Business Process Solutions engloba não apenas a terceirização de processos de negócios, como também outras abordagens para melhorar e otimizar os processos internos da empresa. Ou seja, ela também inclui atividades relacionadas à automação de processos, consultoria em processos de negócios, análise de dados para identificar áreas de melhoria e a implementação de tecnologias inovadoras para aprimorar a eficiência operacional e a produtividade.
Quais os benefícios da contratação de BPS
Como pode-se ver, o BPS é uma estratégia de terceirização que vai além diminuir gastos com atividades operacionais, já que ela aplica uma estratégia aos setores terceirizados. Por isso, a adoção de Business Process Solutions pode proporcionar uma série de benefícios para as empresas que buscam melhorar a eficiência e otimizar seus processos de negócios.
Aumento da Produtividade
Com um serviço de BPS, a empresa contratante contará com uma equipe voltada apenas para aquela atividade. Isso faz com que a equipe interna da empresa se concentre em outras atividades mais importantes, aumentando, dessa forma, a produtividade.
Redução de custos
Outro benefício de implantar um serviço de BPS na empresa é a redução de custos, já que a organização estará investindo em melhor tecnologia e equipe sem gastar muito. Com isso, ao terceirizar certas funções, a empresa não precisa arcar com os custos associados ao treinamento de funcionários para realizar essas tarefas.
Além disso, o BPS permite que a empresa evite investimentos em infraestrutura adicional, como equipamentos, tecnologia ou espaço físico. Essa redução de gastos fixos pode liberar capital para outras necessidades do negócio.
Minimização de falhas
Um dos maiores desafios de uma empresa é reduzir as falhas, tanto em nível operacional quanto estratégico. Com o Business Process Solutions se torna possível reduzir a necessidade de retrabalho, pois os processos são melhor planejados e executados desde o início, minimizando erros e refações.
Com isso, a melhoria geral nos processos de negócios, resultando em um serviço de maior qualidade, o que pode levar a um aumento na satisfação do cliente e na fidelização.
Planejamento estratégico
Com um serviço BPS, a empresa contará com uma parceria especializada que irá oferecer um planejamento estratégico. Dessa forma, esse planejamento permite que as empresas reavaliem e otimizem seus processos de negócios com uma visão de longo prazo, alinhando-os com os objetivos estratégicos da organização.
Além disso, o BPS não se limita apenas à otimização dos processos existentes, mas também envolve uma análise aprofundada das metas e objetivos da empresa. Isso permite que as decisões em relação aos processos sejam alinhadas com as metas estratégicas da organização.
Acompanhamento de métricas e dados importantes
Diretamente ligado com um bom planejamento estratégico, acompanhar as métricas e dados importantes é um benefício essencial do Business Process Solutions. Isso permite que as empresas tomem decisões mais informadas e direcionadas, com base em informações concretas e objetivas.
Dessa maneira, o BPS coleta e analisa uma variedade de dados relacionados aos processos de negócios. Esses dados fornecem informações valiosas sobre o desempenho dos processos, pontos de melhoria, gargalos e oportunidades. Ao acompanhar essas métricas, as decisões tomadas pela empresa são respaldadas por dados sólidos, reduzindo a margem de erro e incerteza.
Inovação
Um dos principais benefícios do BPS é a possibilidade de acesso a tecnologias inovadoras em diferentes segmentos. Diversas empresas contam com softwares e plataformas que agilizam processos, já que elas têm como principal função aprimorar um serviço da empresa contratante.
Como consequência dessa inovação, a empresa melhora sua imagem e passa a ser vista como uma organização inovadora.
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